top of page

88° Letra de Mulher: lançamento de "Três cordéis da Valentina" e "Poiesis na caixa de costura"

  • Foto do escritor: Tânia d'Arc
    Tânia d'Arc
  • há 4 dias
  • 2 min de leitura
88° Letra de Mulher

O 88° Letra de Mulher apresenta o lançamento do livro Três cordéis da Valentina, de Maísa Cardoso, e Poiesis na caixa de costura, de Sandra Pinto, com mediação de Sarah Oliveira Carneiro.

As autoras apresentarão as obras, farão roda de conversa e leitura de poemas dos livros. Haverá também venda de exemplares e sessão de autógrafos.

O evento é aberto ao público e acontece no dia 03 de maio de 2026, das 10h30 às 13h30, na Feira do Poeta (Largo da Ordem – Rua Cel. Enéas, 30).

Sobre as obras

Três cordéis da Valentina

Com lirismo, coragem e um olhar atento ao mundo, Três cordéis de Valentina apresenta três narrativas em verso que unem a tradição do cordel à realidade contemporânea de meninas e adolescentes brasileiras.

No primeiro cordel, conhecemos Valentina — uma jovem sonhadora, nascida em um contexto de pobreza, que encontra na escrita um espaço de força e invenção.

O segundo cordel mergulha numa história de amor proibido, vivida com intensidade no interior do Paraná, onde tradição e afeto travam um duelo delicado.

No terceiro, "Valentina na rede", a autora traz à tona os perigos do universo digital e convida os jovens leitores a refletirem sobre pertencimento, exposição, escolhas e segurança on-line.

Com ilustrações no estilo da xilogravura, feitas por Dayana Cortes, e uma linguagem rimada que respeita a forma tradicional do cordel, o livro é um convite para que adolescentes conheçam, sintam e se reconheçam na poesia popular brasileira.

Três cordéis de Valentina é um livro que pulsa com voz jovem, mas carrega a ancestralidade das narrativas orais — e mostra que rima também pode ser resistência, afeto e consciência.

A obra pode ser adquirida direto com a autora ou no site da Editora Insight: https://editorainsight.com.br/produto/tres-cordeis-da-valentina/

Poiesis na caixa de costura

Poiesis na caixa de costura é um livro de poesia contemporânea que traduz, com linguagem minimalista e potente, as urgências do tempo presente. Em contraste com o excesso de informações do cotidiano, a obra propõe uma experiência poética sensível e reflexiva, abordando temas como dores emocionais, luto, autoconhecimento, desigualdade social e crise ambiental.


Nessa “caixa de costura”, criação (poiesis) e existência se entrelaçam. A cada seção, a autora oferece orientações poéticas que funcionam como um delicado “manual de instruções” para bordar a própria trajetória.


Guiados pela figura da senex — uma narradora sábia e simbólica —, os leitores são convidados a uma jornada de introspecção e transformação. Ao invés de buscar a aparência, o espelho aqui revela caminhos de autoconhecimento e profundidade.


O livro também se destaca pelo cuidado com a acessibilidade, sendo publicada com a fonte OpenDyslexic, pensada para facilitar a leitura de pessoas com dislexia.


Uma obra essencial para quem busca poesia brasileira contemporânea, escrita feminina, reflexão existencial e literatura sensível aos desafios do mundo atual.


A obra pode ser adquirida direto com a autora ou no site da Editora TAUP: https://loja.tomaaiumpoema.com.br/livro-poiesis-na-caixa-de-costura-de-sandra-pinto  

Comentários


bottom of page