Coletivo Marianas
Marianas é um coletivo feminista que visa à participação no processo de afirmação da identidade da mulher na literatura e na arte por meio da divulgação do trabalho cultural com autoria de mulheres. Em ação coletiva, e com a parceria de editoras, publica livros das integrantes.
O nome do coletivo refere-se à Mariana Coelho, educadora, poeta e uma das pioneiras do feminismo no Brasil.
O coletivo iniciou suas atividades em Curitiba, no ano de 2014, realizando recitais, palestras e debates, sempre divulgando o trabalho artístico e literário de escritoras iniciantes e renomadas, com a intenção de promover a discussão feminista ocupando espaços para a realização de seus eventos.
Mantém, mensalmente, o evento Letra de Mulher, iniciado presencialmente no Café Babette, virtualmente no canal do YouTube, e em 2022 na Feira do Poeta. O Letra de Mulher realiza encontros em formato de roda de conversa para debate sobre autoria de mulheres, contando com a presença de uma autora convidada ou discutindo sua obra.
Em 2022 inicia o encontro mensal Letra de Bruxa, roda de poesia, no Domme La Bruja Caffé Cultural.
Em rede social o coletivo soma 150 integrantes, sendo que 30 autoras (residentes em vários estados do Brasil) têm livros publicados pelo selo Marianas Edições, ação para a edição e publicação de livros envolvendo escritoras, diagramadoras, ilustradoras, revisoras e fotógrafas do coletivo.
Os livros impressos podem ser adquiridos diretamente com as autoras ou nos sites das editoras e plataformas, no contato descrito na galeria de livros.
Os e-books podem ser adquiridos na loja Kindle. Os links para aquisição estão descritos na legenda das imagens da galeria e-books.