top of page

Coletivo Marianas na seção infantil da BPP | junho de 2025

  • Foto do escritor: Tânia d'Arc
    Tânia d'Arc
  • 9 de jun.
  • 2 min de leitura

Em junho de 2025, o Coletivo Marianas apresenta Joana a Joaninha, de Luiza Pinheiro Kühl, e Cantigas de invento, de Jaqueline Conte, sempre  das 11h15 às 12h15, na seção infantil da Biblioteca Pública do Paraná (BPP), localizada na rua Cândido Lopes, 133, no centro de Curitiba (PR).

Sobre Joana a joaninha, de Luiza Pinheiro Kühl

Em Joana, a joaninha, Luiza nos revela um segredo contado por uma joaninha. 

Quando você descobrir a história, inspirada em Joana, amiga da autora, vai gostar de voar e sentir o vento no rosto. 

E tenho certeza que gostará de desenhar pintas e letras, como fez a ilustradora Débora, que também se encantou com a experiência incrível da garotinha de sorriso grande e olhos brilhantes como uma estrela. Palavra de joaninha.

joana a joaninha seção infantil da BPP junho 2025

Sobre Cantigas de invento, de Jaqueline Conte

Em Cantigas de invento, Jaqueline Conte nos leva a um passeio cheio de humor por cantigas de roda tradicionais, só que reinventadas de forma criativa e, muitas vezes, completamente nonsense. Este livro resgata a musicalidade que encanta gerações e dá um toque divertido e inusitado às canções que marcaram a infância de muitos. Ideal para cantar, rir e reinventar, Cantigas de invento faz um convite irresistível: que tal entrar na roda, soltar a criatividade e inventar a sua própria cantiga?

As cantigas, que já são um patrimônio do brincar, aparecem de cara nova: a barata vai se depilar, o sapo continua sem lavar o pé (e nem liga!) e até a formiga entra na brincadeira com uma marcha caótica que termina em pura bagunça. As cantigas são leves, cômicas e deixam espaço para a criança se sentir inspirada a criar suas próprias variações.

O texto brinca com rimas simples e sons que agradam a todos. É fácil se pegar cantarolando junto e rindo das situações inusitadas que surgem a cada verso. A poesia de Jaqueline Conte é ritmada e convida à participação. A arte de Luci Sacoleira, com suas ilustrações vivas e cheias de detalhes coloridos, traz o ritmo da festa à tona, dá vida a cada estrofe com um visual que acompanha o tom alegre e bem-humorado da obra.

cantigas de invento seção infantil da BPP junho 2025


Comments


bottom of page