top of page

84° Letra de Mulher: lançamento de "Amorosidades e pequenas tragédias", "Café com palavras" e "Maré de Vênus"

  • Foto do escritor: Tânia d'Arc
    Tânia d'Arc
  • 18 de nov.
  • 3 min de leitura

Atualizado: há 1 dia

84° Letra de Mulher

O 84° Letra de Mulher apresenta o lançamento dos livros Amorosidades e pequenas tragédias, de Clara Bordinião, Café com palavras, de Jô vertuan, e Maré de Vênus, de Rita Delamari, com mediação de Adriana Tozzi e Gisela Maria Bester.

As autoras apresentarão as obras, farão roda de conversa e leitura com as pessoas presentes. Haverá também venda dos livros e sessão de autógrafos.

O evento é aberto ao público e acontece no dia 12 de dezembro de 2025, das 10h às 13h, na Feira do Poeta (Largo da Ordem – Rua Cel. Enéas, 30).

Sobre as obras

Amorosidades e pequenas tragédias

Um livro de poemas que constrói uma cartografia íntima dos afetos dissidentes no Brasil contemporâneo. Nestes versos que transitam entre o diário pessoal e o manifesto político, a autora tece a tensão entre o amor como ato revolucionário e as pequenas tragédias cotidianas que assombram corpos marginalizados. Entre lampejos de "corpos-sol" em meio à escuridão de um "país sem futuro", os poemas exploram a vulnerabilidade queer, cartas não enviadas, beijos que se transformam em versos e o grito existencial de "foge comigo" como estratégia de sobrevivência. Inspirada pelo pensamento de bell hooks e pela súplica de Lygia Fagundes Telles — "Me leia. Não me deixe morrer" —, esta obra transforma o afeto em trincheira e prova que mesmo nas tragédias do dia a dia, as amorosidades insistem em florescer, lembrando-nos que amar, em tempos sombrios, permanece um verbo de resistência.

O livro pode ser adquirido direto com a autora ou pelo site da Editora Donizela: https://www.donizela.com/product-page/amorosidades-e-pequenas-trag%C3%A9dias


Café com palavras

Em Café com palavras, Maria José dos Santos Vertuan nos convida para sentar ao redor do fogão à lenha da memória. Ao longo dos poemas, a autora compartilha histórias que aquecem a alma, como o delicioso aroma do café.

Nesta coletânea de poemas, a autora tece com beleza e delicadeza os fios de sua infância no interior paranaense, as narrativas ancestrais contadas por vovó Maria e os encontros musicais que transformavam domingos comuns em celebrações da vida. Mas há algo mais profundo nestes versos: a presença forte e serena de uma identidade que se afirma na coroa de caracóis, no eco dos tambores, na travessia dolorosa que marca nossa história.

Com sensibilidade, a poeta transita entre o íntimo e o coletivo, entre a saudade e a esperança, entre as lágrimas de menina e a força de quem segue em frente. Seus poemas celebram o amor em suas múltiplas formas, honram os que partiram e encontram beleza mesmo nos silêncios.

Este é um livro para ser degustado lentamente, como o café coado no fogão à lenha. Cada poema é um convite para reconhecer nossas raízes, celebrar nossa existência e compreender que algumas palavras, assim como algumas pessoas, deixam marcas eternas.

Maré de Vênus

Uma obra poética que celebra e explora a força, a dor e a resiliência das mulheres. Dividido em três partes — "A Capa da Heroína", "A Pétala de Aço" e "O Lilás da Aurora" —, o livro navega por temas como amor, violência, ancestralidade, sororidade e libertação. Com uma linguagem sensível e poderosa, a autora homenageia figuras femininas históricas e anônimas, transformando suas lutas e vitórias em versos que refletem a maré de emoções e transformações que toda mulher experiencia. Uma leitura essencial e comovente sobre a condição das mulheres.

O livro pode ser adquirido direto com a autora ou pelo site da Editora Donizela: https://www.donizela.com/product-page/mar%C3%A9-de-v%C3%AAnus



Comentários


bottom of page