Mulheres entre muralhas

June 20, 2015

 

Sobre o Recital Renascer com o Coletivo Marianas na Penitenciária Feminina do Paraná – 19/06/15:

 

17 escritoras curitibanas, que fazem parte do Coletivo Marianas, realizaram um recital poético na PFP, tendo a participação de duas internas durante a declamação de poesias. Aproximadamente 60 internas assistiram ao evento. A troca de impressões teve um resultado positivo tanto para as escritoras quanto para as que puderam assistir a ação, pois o intuito era revelar que o exercício da escrita é ato libertador e pode ser utilizado para ressocialização  e inclusão, sendo que a boa recepção por parte das internas mostrou que a intenção foi alcançada. 

 

O Coletivo Marianas, hoje, tem a participação de 70 artistas (a maioria escritoras) e realiza ações poéticas desde o início de 2014, procurando valorizar a produção cultural feminina através da divulgação do trabalho poético realizado pelas participantes. As ações envolvem a realização de saraus em diversos locais da cidade, com declamação ou leitura de textos criados por mulheres.

 

Durante a declamação de poesias em 2 unidades prisionais (PFP - Penitenciária Feminina do Paraná e PCEF - Penitenciária Central do Estado Feminina), percebemos que a escrita feminina aproxima as mulheres, pois o tom confessional e o ideal de liberdade e reconstrução é compartilhado tanto por aquelas que estão livres como por aquelas que estão entre as grades. Reparamos que a ação deslocou a rotina de clausura das internas para uma possibilidade de remissão através de atos construtivos, já que estavam sorrindo e permaneceram atentas enquanto as escritoras liam os textos escolhidos. Algumas se manifestaram com discursos de agradecimento e respostas afirmativas ao convite de que criassem seus textos para compartilhar com as escritoras.

 

Para as escritoras, a postura receptiva por parte das internas e a colaboração dos funcionários para que a ação pudesse ser executada é um estímulo para que continuem produzindo e também se reconstruindo através da literatura.

Please reload

Featured Posts

July 7, 2016

June 11, 2015

Please reload

Recent Posts

Marianas Edições

July 7, 2016

1/5
Please reload

Follow Us
Please reload

Search By Tags
Please reload

Archive
  • Facebook Basic Square
  • Google+ Basic Square