
No segundo Letra de Mulher do ano, o Coletivo Marianas recebe convidadas para o lançamento de As flores de Júlia: poemas seletos de Júlia da Costa e antologias dos coletivos Oceânicas e Mulherio das Letras Paraná.
O evento será marcado pela apresentação das obras, com participação de organizadoras e autoras, leitura de poemas, roda de conversa, venda dos livros e sessão de autógrafos.
É aberto ao público e acontece no dia 9 de março, das 10h às 13h, na Feira do Poeta (Largo da Ordem – Rua Cel. Enéas, 30).
Sobre as obras
As flores de Júlia da Costa
Reunião de poemas de Júlia da Costa, primeira mulher paranaense a publicar um livro, o Flores dispersas, lançado em 1867. Além de poeta, foi uma grande precursora da literatura feminina no Brasil e escreveu também crônicas e artigos para jornais e revistas.
Esta edição atualizada foi organizada por Rosana Barroso e publicada pela Anadara brasiliana Edições.
O livro pode ser adquirido no dia do evento e em outros momentos, diretamente com a organizadora.
Marítimas
Esta antologia reúne textos em prosa e verso de integrantes do Coletivo Oceânicas, com sede em Paranaguá, e convidadas. Os textos abordam temáticas relacionadas ao mar e ao universo marítimo.
Foi organizada por Rosana Barroso e publicada pela Anadara brasiliana Edições.
O livro pode ser adquirido no dia do evento, e em outros momentos, diretamente com as autoras e/ou organizadora.
Mulherio das Letras Paraná
Mulherio das Letras Paraná: poesia é o primeiro livro publicado pela regional paranaense participante do Mulherio das Letras, coletivo literário feminista idealizado e articulado por Maria Valéria Rezende e outras artistas da palavra em 2017.
O movimento é composto por milhares de escritoras, editoras, ilustradoras, pesquisadoras e livreiras, entre outras mulheres ligadas à cadeia criativa e produtiva do livro, no Brasil e no exterior, a fim de questionar, ampliar e dar visibilidade à participação de mulheres na literatura.
Este volume inaugural reúne 49 poetas paranaenses integrantes de vários outros coletivos feministas e foi organizado por Elciana Goedert (Marianas, Curitiba) e Rosana Barroso (Oceânicas, Paranaguá); editado por Editora Donizela (Curitiba) e Anadara brasiliana Edições (Paranaguá); revisado por Gisela Maria Bester (Marianas, Curitiba) e Tânia d'Arc (Marianas, Curitiba); com capa criada por Jéssica Iancoski, da Editora TAUP (Curitiba).
O livro pode ser adquirido no dia do evento, e em outros momentos, diretamente com as autoras e/ou organizadoras ou no site da Editora Donizela.
Comments